Treinamento de Sistemas – como montar um excelente treinamento?

Quando falamos em treinamento de sistemas, há dois impasses que dificultam sua execução: as habilidades dos emissores (quem dá o treinamento) e a falta, muitas vezes, de conhecimento sobre a área dos receptores (quem está sendo treinado).

Na maioria das vezes, os profissionais de TI não são conhecidos por sua comunicação e didática de transmissão de informação, por isso, é necessário estar atento a quem executa o treinamento para garantir a eficácia no aprendizado do treinando. Outro destaque é que o treinando, na maior parte das vezes, não tem conhecimento básico sobre a área, e esta falta de conhecimento tecnológico se torna um desafio maior ainda ao promover os treinamentos.

O LMS, hoje, é a melhor opção para um bom treinamento de TI ou para um treinamento de sistemas, pois oferece toda a experiência de ambiente de ensino, disponibilizando ferramentas que facilitam a transmissão do conhecimento. Atualmente, com a evolução da modalidade de ensino a distância, se tornou ainda mais fácil e dinâmica a interação nos treinamentos. Além da gravação de tela, os cursos em SCORM estão entre os formatos mais utilizados na transmissão do conhecimento nesta modalidade, pois é possível que os alunos vejam, entendam e façam igual.

O SCORM vai um pouco mais além, uma vez que, com ele, é possível não só visualizar e ouvir a explicação, mas também reproduzir todo processo que deverá ser executado no futuro. A produção desse conteúdo deve ser feita com o máximo de interações possíveis, reproduzindo a realidade de como será usado futuramente.

Ferramentas para criar treinamento de sistemas

Abaixo, listamos mais algumas dicas de programas em que é possível fazer um excelente treinamento de TI e Sistemas. É ainda mais interessante trabalhar com todos os estilos de aprendizagem no mesmo curso, estimulando quem aprende mais assistindo, ouvindo e também “pondo a mão na massa”.

VISME
www.visme.co

Com ele, é possível criar slides com incorporações embed, gráficos, vídeos, de forma personalizável e com pacote grátis. A única dificuldade fica por conta da exportação no plano gratuito, que é um pouco restrita.

1874

APOWERSOFT
www.apowersoft.com.br

É um gravador de tela online grátis. Sua principal função é gravar tutoriais com ou sem áudio. Possuir ferramentas adicionais que complementam todo o processo.

relatorio3

SCORM

O SCORM é um formato que pode ser produzido com softwares especializados, como o Camtasia e o Articulate Storyline, que possuem ferramentas um pouco mais complexas que exigem um conhecimento mais avançado. Contudo, as interações que são criadas trazem um ótimo resultado, pois é possível  tornar mais próximo de uma reprodução real de utilização do sistema.

header 8
id_1550_608

Esperamos que essas ferramentas possam ajudar no desenvolvimento dos seus cursos, agora fica mais fácil começar!
Até próxima!

 


Precisa de ajuda no desenvolvimento do seu projeto ead? Conheça o Clickmobead e conte com a nossa equipe especializada em Educação a Distância.

Comece agora mesmo seu teste gratuito: 

clickmob-teste-15-dias-gratis

Comentários

comentários