#dicaClickmob Quais as ferramentas podem ser utilizadas no e-learning?

Ferramentas para e-learning? Mas o que seria isso?
Atualmente, com avanço tecnológico no ramo educacional, a quantidade de ferramentas disponíveis no mercado para a criação e a exposição do seu conteúdo online são muitas. Mas você sabe quais são as temáticas mais usadas hoje no Brasil? Você conhece alguma ferramenta que possibilita acompanhar esse segmento?

Vamos, então, te ajudar a conhecer um pouco mais do que está sendo feito, nos dias atuais, no Brasil, a respeito desse segmento, e aproveitamos para mostrar algumas ferramentas para e-learning que acompanham essa tendência.

De acordo com o Censo EaD Brasil 2015, da ABED, os quatro primeiros colocados em usabilidade são:

Textos digitais, vídeos que não sejam tele aulas (tutoriais, animações, etc), livros digitais, objetos de aprendizagem digital (scorm, avaliações, etc).

Vamos aos números:

Clickmob ead - Ferramentas para e-learning: Conteúdos utilizados ABED

Diante deste cenário, sabemos que a informação quebra mais barreiras quando executada pelo método EaD, o que fortalece a expectativa sobre a educação a distância.

Para ajudá-lo a acompanhar essa tendência ead, vamos ensinar a usar 3 ferramentas que atendem as temáticas mais usadas atualmente em ferramentas para e-learning.

Tabelas

Os textos digitais nada mais são do que um conteúdo disponível para visualização; nada muito extenso, mas, sim, sínteses, pensamentos ou instruções sobre determinado assunto.

Para quem tem uma plataforma ead é importante pensar em “como esse conteúdo vai ser apresentado ao seu usuário”. Para isso, você pode usar qualquer tipo de texto.

Existem duas formas simples e fáceis para que você disponibilize o seu texto de forma mais atraente.

Use tabelas. Todas as formatações que são feitas dentro das tabelas são transferidas de forma que não perca sua formatação, porém, só funciona se você copiar e colar o arquivo depois de pronto.

Inserir imagens e pontos de destaques torna o seu texto mais atrativo para quem está usando.

A seguir, um exemplo de uma tabela sendo utilizada em um e-mail:

img21
Você pode alterar o cabeçalho
Olá, “Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

e-mail_mkt-suporte
Imagem

Assinatura:
(Texto ou imagem)


Géssica Ferreira
gessica@clickmob.com.br

PDF

É super simples para usar o pdf! Por ser uma extensão, o seu arquivo irá se tornar um pdf quando for salvá-lo. Como procedimento padrão dos editores de texto, usa-se o caminho:

ARQUIVO >> SALVAR COMO >> ESCOLHA A EXTENSÃO PDF >> SALVAR.

Com estes passos, logo você terá um pdf que poderá usar para expor seu conteúdo online de forma mais atrativa:

Clickmob ead - Ferramentas para e-learning: PDF

 

Vídeos como conteúdo

Você pode gravar vídeos dinâmicos com discussões para que os seus usuários sintam que estão interagindo ativamente ao método. Usando celular ou webcam e, até mesmo, um gravador de tela, é possível criar um ótimo material de aprendizagem.

No endereço www.apowersof.com.br, é possível usar um gravador de tela para tutoriais. Esta ferramenta é online e totalmente grátis.

Clickmob ead - Ferramentas para e-learning: Gravar Telas Apowersoft

Além do Apowersoft, temos o celular: a estrela dos vídeos.

5 dicas para gravar vídeos com o seu celular

Estabilize

A única coisa que pode tornar um vídeo realmente ruim é a falta de estabilidade na imagem, aquele “treme-treme” que deixa todo mundo que assiste com um pouco de tontura. Além de incômoda, esta tremedeira toda ainda dificulta o trabalho do foco automático, o que pode deixar a imagem embaçada. Por isso, calma, atenção e mão firme são fundamentais na hora de gravar um bom vídeo!

Estique

Quando estamos nos gravando, no sentido de falar algo olhando para a câmera enquanto nós mesmos a seguramos, geralmente a timidez aparece, o que faz com que a gente fique um pouco “encolhidinho”. O segredo para evitar estas situações e arrasar no vídeo é esticar o braço, olhar para a câmera e sorrir, deixando qualquer vergonha para o lado! O braço esticado dá maior estabilidade ao celular, então, a imagem treme menos e você ainda sai melhor no quadro, já que, dessa forma, caberá o seu rosto inteiro no vídeo e ainda um pouco do cenário no fundo, o que torna tudo mais interessante.

Suavize

Da mesma forma que a câmera do celular precisa ser movida suavemente para que o foco estabilize e proporcione imagens de boa qualidade, você também precisa ter cuidado na hora de se movimentar no vídeo. Muitas vezes, movimentos rápidos serão captados pela câmera do celular apenas como um borrão, então, tenha cuidado na hora de se mover quando estiver em frente à câmera.

Ilumine

As câmeras dos celulares atuais são boas, mas ainda têm suas limitações. Por isso, se você quer um vídeo incrível, é bom que o ambiente no qual ele será gravado seja bem iluminado! Muitos aparelhos não oferecem a função flash durante as gravações e, ainda assim, ela não é bem aproveitada para vídeos em movimento. Em último caso, peça para os amigos direcionarem o flash do celular deles para o objeto que você deseja filmar… Assim, a luz será estática e ajudará bastante na sua gravação.

Instale

Se você já está satisfeita com a captura de vídeos, mas deseja algo a mais na hora de editar, cortar e postar, uma dica são os aplicativos! Existem vários que podem te ajudar a colocar trilha, efeitos e até mesmo outros trechos de vídeos na edição final. Os meus favoritos são o Klip Video e o VidTrim, mas existem muitos outros e provavelmente o seu celular também ofereça alguns recursos para editar e publicar o seu vídeo da melhor maneira possível. Fonte

Livros digitais

Hoje em dia, temos várias denominações para livros digitais. Você deve conhecer os digitalizados ou feitos por programas conhecidos como flipbook. Independente da forma, os dois estão no top 3 de temáticas mais usada na educação a distância.

A forma mais simples de se ter um livro digital é fazer um flipbook. Há vários programas online que fazem esse tipo de conversão, e o melhor: gratuitamente. Você só vai precisar que todos os seus textos estejam em PDF e organizados da forma exata em que o programa irá interpretar.

Uma dessas ferramentas para e-learning é o ISSUU. Trata-se de uma plataforma que faz esse tipo de conversão. Para entrar na plataforma ISSUU, é preciso fazer o cadastro, mas, caso tenha Facebook ou Google+, é possível integrar esse cadastro.

Clickmob ead - Ferramentas para e-learning: Flipbook Issuu

Após fazer o cadastro, é só disponibilizar o seu conteúdo em pdf de uma forma interativa e que chame atenção, que ela faz todo o trabalho para você. Finalizado, é só copiar o código embed e subir na sua plataforma ead.
Veja o formato em que ele ficará:

Clickmob ead - Ferramentas para e-learning: Flipbook

 

Gostou? Espero que sim!

Até a próxima!

Comentários

comentários