Como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas com e-learning

As organizações, para permanecerem competitivas, devem, continuamente, trazer novos produtos e serviços para o mercado; uma estratégia que podem usar para isso é oferecer à força de vendas um treinamento que permita a geração de receita. Como você descobrirá, o e-learning é a solução perfeita para oferecer treinamento e melhorar o desempenho de sua equipe de vendas.

E-learning: O Básico

Clickmob ead: Como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas com e-learning

A definição mais básica de e-learning é “aprendizagem eletrônica”. No entanto, é mais do que apenas assistir a uma escola ou faculdade online, ter alguns cursos e obter um certificado. Hoje, com todos os seus novos avanços tecnológicos, as empresas podem usar o e-learning para ajudar seus funcionários a aprender a como melhorar suas habilidades de vendas e assim,  o desempenho da equipe de vendas e seus resultados.

De acordo com o Departamento de Educação dos EUA, “as oportunidades de aprendizagem online e o uso de recursos educacionais abertos e outras tecnologias podem aumentar a produtividade educacional, acelerando a taxa de aprendizado e reduzindo custos relacionados a materiais instrucionais ou programas”.

Alguns dos benefícios do e-learning vs. Aprendizagem tradicional incluem:

Adaptado às necessidades específicas

Com o e-learning, uma empresa pode adaptar o currículo às suas necessidades. Por exemplo, se a empresa quer concentrar o marketing para um grupo de funcionários e etiqueta de vendas para outro, isso é possível.

Flexível

Ao contrário do ensino tradicional, em que os alunos podem ter de esperar um período ou mais para uma determinada disciplina se tornar disponível, com as plataformas EaD disponíveis, não é necessário aguardar para criar aulas particulares e currículos.

Capacidade de acompanhar o progresso

Em vez de esperar pelos resultados finais das avaliações, você será capaz de acompanhar o progresso dos funcionários inscritos nos cursos e-learning. Os gerentes também podem monitorar o sucesso e os pontos fortes e fracos de cada aluno para melhor atender às suas necessidades.

Pequenos pedaços de informação

Em vez de tentar encher uma semana de instruções e lições em um videotreinamento de três horas, as empresas podem dividir as informações em aulas ou programas que provavelmente serão mais bem absorvidos do que aulas mais longas.

3 maneiras de criar um melhor desempenho na equipe de vendas com o e-learning

Clickmob ead: 3 maneiras de criar um melhor desempenho na equipe de vendas com o e-learning

  1. Formação de produto em um instante

Para poder vender um produto, o vendedor deve saber sobre ele.  Como funciona, seus benefícios, preços, disponibilidade e assim por diante. Como os produtos podem mudar, é importante que a equipe de vendas tenha a capacidade de estarem atualizados em relação às informações.

Nas vendas, muitos dos funcionários estão fora do escritório, trabalhando com seus clientes e nem sempre têm tempo para pesquisar os produtos para ver se alguma coisa mudou. Uma breve palestra online de atualização de produto poderia ser muito benéfica neste caso. Os alertas podem ser enviados para telefones celulares e as informações sobre o curso podem ser enviadas por e-mail.

  1. Acessibilidade

Reuniões de vendas uma vez por semana tendem a ser maçantes para muitos funcionários. Muitas vezes, a informação não é retida ou é esquecida logo após a reunião. Além disso, nem todos os funcionários sempre serão capazes de participar das reuniões e, portanto, podem perder atualizações ou informações importantes.

Com o e-learning, a equipe de vendas pode obter as informações e atualizações enviadas diretamente para seus dispositivos digitais. Isso lhes permite ter a capacidade de baixar e estudar as informações em um momento que pode ser mais conveniente. Isso é especialmente útil para o pessoal de vendas que, muitas vezes, está fora do escritório e trabalha com clientes ou prospects.

  1. Concorrência saudável

O mundo das vendas já é competitivo, e os funcionários deste setor são, geralmente, competitivos também. No entanto, uma competição amigável via e-learning pode ajudar a motivar o pessoal interno, oferecendo, também, as informações importantes e o treinamento que eles precisam.

Gamification (ou gamificação, no português) é o processo de e-learning por meio da introdução de jogos divertidos e competitivos que são educacionalmente relacionados com a sua empresa e são uma ótima maneira de incentivar a concorrência.

5 tipos de Microlearning que ajudam a melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

Clickmob ead: 5 tipos de Microlearning que ajudam a melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

As pessoas tendem a aprender melhor quando os materiais de aprendizagem que recebem estão em doses ou em partes menores.

De acordo com a e-learning Industry, “em essência, o micro-e-learning oferece aos alunos e funcionários a oportunidade de absorver e reter mais facilmente as informações que estão sendo oferecidas, tornando as aulas e as atividades do curso mais gerenciáveis e “digeríveis”.

Aqui estão alguns tipos de microlearning que podem ajudar a melhorar o seu desempenho pessoal de vendas.

 

Jogos online

Estes seriam os jogos projetados pela empresa que são, de alguma forma, educativos para o empregado. Eles podem ser criados de modo que cada nível que passar no jogo é uma etapa realizada da disciplina .

  1. Apresentação de slides

O cérebro humano tende a reter imagens mais do que a palavra escrita e é por isso que os slides são tão bem sucedidos. Eles são capazes de oferecer informações valiosas em um curto espaço de tempo.

  1. Vídeos

Novamente, em vez de ler materiais e talvez não reter a informação, as pessoas tendem a achar que os vídeos são mais atraentes. Vídeos educacionais e informativos de curta duração podem ser desenvolvidos com um tom envolvente que irá captar a atenção e ajudar a garantir que a informação seja mantida.

  1. Simulações interativas

O aprendizado prático é essencial para algumas pessoas. Ele também reforça a informação e as lições que estão sendo aprendidas. Por exemplo: pode ser mostrado a uma equipem de vendas o processo de uma transação do começo ao fim, simulando como os funcionários poderiam fazer a mesma transação por conta própria.

  1. Podcasts e postagens de blog

Estes são outros tipos de ferramentas microlearning em que os funcionários podem assistir e ler da forma como acharem melhor.

A importância do e-learning está crescendo entre as empresas e corporações à medida que descobrem os benefícios da flexibilidade do e-learning e as diversas maneiras com as quais os funcionários podem aprender e desenvolver suas habilidades. Mantê-los  atualizados com os produtos e/ou serviços da empresa, as novas tecnologias e tendências irá contribuir muito para o desempenho do seu pessoal de vendas. Fonte.

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